_________________________________________________♪♫ forever young, let's make a beautiful game ♪ ♫

Biodiversidade e Política econômica [ gestão de lixo ]



Pesquisadores apóiam um plano de gestão de lixo urbano com o desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental

Palestra sobre reciclagem nos departamentos da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, TO.
Oficina de Educação Ambiental Aprendendo com a Natureza, ministrada em Porto Nacional, TO

O que é a pesquisa

O Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – PGIRSU - da Prefeitura Municipal de Porto Nacional, Tocantins, foca a questão do lixo urbano (gerenciamento de resíduos sólidos), buscando aliar uma sensibilização ambiental com ganho de qualidade de vida. A proposta básica é implantar processos adequados para enfrentar os graves problemas ambientais e de saúde pública resultante do lixo urbano, o que inclui ações de Educação Ambiental.

O Plano foi desenvolvido na cidade de Porto Nacional, com as parcerias do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal, do Governo Estadual de Tocantins e do Ministério do Meio Ambiente. Aprovado o Plano, outra parceria que seus gestores buscaram foi com o NEUCIDADES, Núcleo de Estudos Urbanos e Cidades, da Universidade Federal de Tocantins.

Os pesquisadores do NEUCIDADES compõem uma equipe multidisciplinar cuja meta, neste contexto, é colaborar para a implantação de uma atividade permanente de Educação Ambiental apta a sustentar o projeto municipal de gerenciamento do lixo urbano.

Importância da pesquisa

A meta desta pesquisa é sustentar e propor, através da Educação Ambiental, a conscientização para uma solução regional adequada ao porte e capacidade econômica de Porto Nacional.

O saneamento e o lixo são problemas cruciais dos centros urbanos, pois afetam diretamente o meio ambiente e a saúde. Conforme pesquisas do IBGE, 70% das internações em hospitais públicos são devidas a doenças causadas pela falta de saneamento básico

Ao acompanhar o desenvolvimento do Plano de gestão do lixo em Porto Nacional com uma pesquisa e um projeto de Educação Ambiental, os pesquisadores pretendem também registrar as relações sócio-ambientais que se formam em sua aplicação e o surgimento de um processo de cidadania e solidariedade ambiental.

Isso porque a Educação Ambiental não formal e permanente, articulada à sociedade civil organizada, tende a levar à construção de novas relações entre o homem e o meio ambiente.

Estas relações dependem, por sua vez, do emergir de novas posturas individuais e coletivas, bem como da promoção e desenvolvimento de programas de capacitação e conscientização ambiental.

A incorporação dos princípios da sustentabilidade, possibilitada por um projeto de Educação Ambiental, tem uma importância fundamental nesse processo. Pois assim como o homem moderno adquiriu posturas no que diz respeito ao cuidado de si (banho, alimentação, roupas limpas, etc.) torna-se agora necessário criar novos hábitos que não sejam apenas individuais, mas coletivos, voltados para a preservação do meio no qual o indivíduo está inserido. 

Como é feita a pesquisa

A pesquisa parte do estudo das características da formação histórica de Porto Nacional, isto é, de seu estabelecimento enquanto povoado, no final do século XVII, ainda durante o ciclo do ouro. Localizada nas margens do Alto Tocantins, a cidade era uma rota de passagem das mais importantes da região.

A partir daí, os pesquisadores sustentam que as políticas de Educação Ambiental a serem implantadas na cidade correspondam a essas características de formação. São essas especificidades, portanto, que foram levadas em conta na proposta de valorização e aproveitamento das potencialidades turísticas do centro histórico da cidade e de suas belezas naturais.

Para embasar a Educação Ambiental nos interesses concretos da população os pesquisadores sugerem, em seu estudo, incentivar o setor hoteleiro, o turismo ecológico e atividades que envolvam a aquisição de conhecimentos relativos ao meio ambiente através de esportes, de oficinas de arte-reciclagem, de cursos que gerem multiplicadores de conhecimento, etc.

Outra proposta é a implementação de um Parque Ecológico que inclua em seu projeto oficinas permanentes de atividades ligadas ao meio ambiente. Essas ações educativas devem traduzir, para a linguagem cotidiana, conceitos como biosfera, ecossistema, biodiversidade, resíduos sólidos, ambiente, etc.

A meta proposta para a Educação Ambiental é conceituada como cidadania ambiental, isto é, o exercício do direito a um meio ambiente equilibrado. Segundo a pesquisa Educação Ambiental é um processo de aprendizagem para o reconhecimento do ambiente onde se vive, visando a construção de valores e conceitos que levem ao desenvolvimento sustentável.